Publicado em: 02/06/2020 23:54:14
Tabela divulgada utiliza dados de notas fiscais expedidas por estabelecimentos cadastrados.
Por HENRIQUE FERREIRA
Checado em 29/05/2020
Após o reconhecimento de pandemia por coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), governos de todos os estados da federação implementaram medidas por meio de decretos para tentar frear o avanço do vírus. Entre as medidas de isolamento e distanciamento social para contenção da Covid-19 está a determinação do funcionamento somente de serviços essenciais, entre eles estão os mercados e as farmácias.
A partir do dia 26 de maio, circulou em grupos do Facebook e WhatsApp a imagem abaixo. Nela vemos horários que, segundo quem elaborou, seriam os melhores horários para ir ao mercado e a farmácia e evitar aglomeração. Tal imagem vem acompanhada da logo da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).
Com a repercussão que a imagem teve Aruana entra em cena para responder a pergunta que está em sua cabeça: É verdade? Vamos à checagem.
#NaMosca
A Sefin divulgou em seu site, no dia 1º, o serviço “Melhor Hora” com a seguinte legenda: “Evite aglomerações! Saiba os horários de menor fluxo em mercados e farmácias”.
O sistema foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria, podendo ser acessado tanto pelo computador quanto por celular, prometendo ser um facilitador e auxiliar na proteção da vida das pessoas que precisam se dirigir aos estabelecimentos, em especial às pessoas que pertencem ao grupo de risco. Está disponível para os seguintes municípios: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jarú, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.
Você pode acessar o aplicativo a qualquer hora do dia e ele mostrará em tempo real a situação do seu município. Sendo atualizado a cada 10 minutos das 6h às 22h.
Sobre a metodologia utilizada, a Sefin trabalha com as atualizações dos bancos de dados de Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFCe) dos estabelecimentos cadastrados.
HISTÓRICO DA CHECAGEM
Mesmo sendo oficialmente divulgado pela Secretaria de Finanças apenas no dia 1º, Aruana já estava checando desde o dia 28 a procedência da imagem que circulou na internet a partir do dia 26.
Com diversas tentativas via telefone e email, algumas informações desencontradas foram verificadas dentro da própria Sefin através do seu serviço de Atendimento ao Cidadão, no número que está disponível na Home Page.
No primeiro contato via telefone, fomos atendidos por um homem que não se identificou. Ao questionarmos sobre a procedência da imagem obtivemos a seguinte resposta:
“Não. Isso não tem nada a ver [...] Quem vai dizer o melhor horário de ir à farmácia ou ao mercado não é a gente não [...] Essas coisas são da prefeitura, esses decretos que saem é de lá!”
Fomos à segunda tentativa via telefone. Após quatro minutos e trinta e oito segundos de espera fomos atendidos por Nazaré. Fizemos o mesmo questionamento sobre a procedência da imagem. Após a afirmativa de que a imagem realmente pertencia à Secretaria de Finanças, fomos transferidos para a Coordenadoria. Porém, chamou por mais alguns minutos até a ligação cair.
Na terceira tentativa obtivemos o endereço de e-mail do setor responsável pela arte compartilhada. Um documento com os mesmos questionamentos foram enviados no dia 28 de maio e até o fechamento dessa checagem não tivemos resposta.
Além de checarmos a procedência da imagem acabamos constatando que a Central de Atendimento é ineficaz. O sistema de e-mail da página principal não funciona além de divergências nas informações fornecidas pelos atendentes.
Fonte: ARUANA